quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Até quando?

Carta da Terra em Ação/SP
Se cada um fizer a sua parte, todos ganham com isto!

As festas de final de ano estão chegando e eu já começo a ficar preocupado com as questões de cidadania e o respeito ao meio ambiente.

Antes de qualquer coisa é bom lembrar que a celebração do Natal não é uma festa de consumo, mas uma data religiosa que celebra o nascimento de Jesus e nada mais. O tal de papai Noel é uma manobra de mercado para faturar. O Natal é a festa de um nascimento e que tal aproveitar este momento para renascer praticando as palavras deste mestre?

Outro ponto importante é não fazer ao próximo àquilo que não quer para si. Você gostaria de ficar "enfeitado" com lâmpadas coloridas, que vieram de muito longe, produziram muito carbono em toda a sua cadeia de fabricação e transporte até o consumo? Que foram feitas sabe-se lá em quais condições de salubridade dos trabalhadores e com que qualidade de material? Gastando energia elétrica e seus fios quando molhados descarregam pequenos e constantes choques além da claridade das lâmpadas que atrapalham seu tempo natural de repouso, única e exclusivamente para alegrar aos olhos que consomem qualquer brilho pensando que é o verdadeiro diamante do saber? Pense nisto antes de empetecar aquela linda árvore na calçada.

Termino fazendo um apelo para não se usar embalagem alguma, ou se necessário o mínimo possível. A magia da data deve ser aproveitada e celebrada com as crianças sem perder a chance de ensinar a mensagem de Luz, e jamais gastar esta oportunidade anual desenvolvendo a cobiça e a ganância em tão tenra idade. Presente importante não é aquele comprado, mas aquele vivido em companhia dos pais, dos amigos e da família. O verdadeiro presente é viver o hoje e agora, sem desperdícios desnecessários.


Fernando J.P. Neme -- Agente Socioambiental do Programa Carta da Terra em Ação-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário