domingo, 21 de novembro de 2010

Ser ecológico
Primeiras percepções
O momento atual é fundamental para que a sociedade realmente entenda o que é ecologia e sustentabilidade. As ideias primárias de que só plantar árvores e fazer a reciclagem são suficientes é um grande equívoco que deve ser corrigido com políticas públicas de educação ambiental, com leis severas a favor da sustentabilidade, com fiscalização eficiente por parte do poder público e principalmente da população porque é de todos nós as responsabilidades com o meio ambiente e com a evolução saudável do planeta.
Ecologia é cuidar da sua casa com lógica, é usar os recursos naturais com parcimônia, é compreender os ciclos naturais e o tempo geológico necessário para a renovação natural dos recursos, é não abusar da ganância que destrói e é principalmente se importar com o próximo e trabalhar com muito afinco com o objetivo de permitir à todas as gerações futuras possibilidades de usufruir integralmente daquilo que seus antepassados tiveram.
O conhecimento e domínio das técnicas de manutenção de um aquário é um bom ponto de partida nesta nova fase de evolução das percepções que a sociedade hoje precisa. O criador não trata diretamente do peixe como se cuida de um cachorro ou um gato doméstico. Pelo contrário, ele cuida do habitat como um todo e se preocupa com a água, a oxigenação e o ambiente onde os peixes estão inseridos. Os peixes não sobrevivem somente com comida e carinho. São necessários diversos outros acompanhamentos como verificar a qualidade da água, da temperatura, dos níveis de PH, etc. Portanto, o bom tratador para ter sucesso sabe que deve proporcionar qualidade de vida ao ambiente reproduzindo ao máximo as condições da natureza.
Entendida a primeira lição é possível passar a fase seguinte com a construção de um terrário. Neste ponto, a pessoa depois de colocar todos os elementos na redoma de vidro, isola o recinto com uma boa vedação e não faz mais nada, porque a natureza tem regulações próprias, ciclos perfeitos que o homem já passou da hora de entender e não mais interferir e desequilibrar.
Se a espécie humana tem alguma hierarquia sobre as demais, com certeza, este diferencial é a sua consciência e obrigação de manter e zelar com harmonia tudo e todos dentro deste lindo planeta azul, que se sustenta em órbita e que muitos ainda não compreenderam que só temos esta casa para viver e nada mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário