terça-feira, 14 de maio de 2013

Necessário versus Extraordinário

As necessidades humanas básicas são ar puro, água limpa, alimento nutritivo, um abrigo contra as feras e as intempéries naturais, e uma mente disciplinada, todo o resto é poluição. A arte da produção é colher fartura, a arte do sucesso é planejar com eficiência energética, a arte da economia é ser comedido e a arte da sabedoria é ser feliz na simplicidade.
 
A pessoa repleta de valores humanistas e espirituais não perde tempo se consumindo no círculo vicioso das ilusões. Pelo contrário, tem a força e constância necessária para se libertar da escravidão das vontades, dos infinitos desejos da ganância, das permissividades e assim, preencher a sensação de vazio da vida com atitudes exemplares.
 
A pessoa ética e valorosa é menos propensa para cair nas sutilezas do mercado, e mais eficiente na geração de riquezas (tempo, economia e produtividade), além de mestre na organização diária (equilíbrio das horas entre os afazeres pessoais, familiares, profissionais e de lazer/cultura), sabe realocar no sistema ou distribuir na comunidade os seus excessos de produção, oferecendo produtos ou serviços de qualidade com preços acessíveis, horas de trabalho voluntário, ou doações assistencialistas. E a sua receita de sucesso é evitar a megalomania, ter fundação sólida, trabalhar com constância e capital próprio, seguir com passos lentos, investir no essencial, e gastar com moderação.
 
Atingido o patamar do conforto e satisfeitas todas as necessidades materiais e culturais, alcança o indivíduo a fenomenal oportunidade de desenvolver a espiritualidade, conter os impulsos, aperfeiçoar a conduta, lapidar as faltas, observar as ações e meditar sobre a transcendência.
 
Com tamanho preenchimento das vontades, resta pouco espaço para o consumo e a ganância (que depreda e destrói), e sobram atitudes de desprendimento e distribuição dos excessos que extrapolam a zona de conforto e poupança. Com coragem, enfrenta a sua metamorfose, e se torna um agente transformador que educa pelo exemplo.
 
Com o despertar da consciência individual se iniciam as mudanças sociais. O primeiro passo é a ecologia interna (paz/alimento/saúde). O segundo é o consumo consciente e as relações humanas (cuidar da terra e das pessoas). O terceiro é com sabedoria perpetuar os recursos da Terra. E para finalizar, conhecer o território, ter identidade cultural, e instituir a cidadania planetária (pensar local e agir global).
 
Fernando J.P. Neme

Nenhum comentário:

Postar um comentário