sábado, 18 de maio de 2013

A Família Ambiental

É fato que nenhum de nós tem a capacidade de mudar o mundo, mas podemos nos moldar e revolucionar. É na união de cidadãos bem intencionados que a evolução ambiental será estabelecida. Para isto acontecer é simples, basta diariamente prestar muita atenção nos pequenos gestos, e aos poucos, mudar da atitude consumista inconsequente para outra mais amiga do meio ambiente.

Vivemos numa época repleta de informações disponíveis, e se bem usadas, podem ajudar na necessária e dificílima tarefa de mudanças de hábitos. O caminho da transformação nasce no indivíduo, pelo exemplo alcança a família e os amigos, rompe as paredes e chega aos vizinhos, pula os muros e ganha às ruas, e naturalmente se expande pelos quarteirões, bairros, cidades e o mundo.

Conforme a Declaração da Comunidade Bahá‟i Internacional: „Comunidades Sustentáveis num Mundo em Integração‟ (Habitat II/Junho 1996, Istambul/Turquia): "O desenvolvimento comunitário terá que incorporar princípios de preservação e recuperação ambientais, não só para levar nossa civilização atual a um padrão sustentável de desenvolvimento, mas também para responder à grande necessidade do espírito humano de manter um contato íntimo com o mundo da natureza". E ainda nos alerta sobre "o papel fundamental do agricultor na segurança alimentar e econômica (que) também precisa ser cuidadosamente avaliado no planejamento de todos os assentamentos humanos".

A responsabilidade do desenvolvimento comunitário é do cidadão. Todos, cidadãos, empresas e governos, deixam rastros e pegadas ambientais, mas os verdadeiros agentes de sustentabilidade fazem o que deve ser feito por conta própria, sem esperar por glória e nem por ninguém. Faz pelo prazer de fazer bem feito, e nada mais!

Ainda citando a declaração acima: "a proteção da família e a promoção de seu bem estar devem tornar-se o centro dos processos comunitários. A família é a instituição primária da sociedade e a principal incubadora de valores, atitudes, crenças e comportamentos. Quando é espiritualmente saudável, ela contribui de modo significativo para o desenvolvimento de cidadãos felizes e responsáveis", e que melhor ocasião para celebrar o meio ambiente, que diariamente, reunir a família para estudar e cultivar os valores ambientais e as transformações de hábitos necessárias?

O cidadão sustentável tem valores que balizam as suas condutas. Policia-se no consumo e evita a geração de resíduos. Não desperdiça, reusa e reutiliza os resíduos com imaginação e por último envia-os à reciclagem. Planta e faz compostagem em casa, por menor que seja o espaço. É engajado nas questões pelos Direitos Humanos e dos Animais, pela Cultura de Paz, e se empenha na formação da cidadania planetária.

Portanto, se cada um fizer a sua parte, o meio ambiente agradece, a família humana prospera, todos ganham e o mundo melhora!

Fernando J.P. Neme

Nenhum comentário:

Postar um comentário