terça-feira, 26 de novembro de 2013

Economia solidária, muitas vezes economia solitária

A Economia Solidária como protagonista do desenvolvimento socioambiental
 

É possível conceituar a Economia Solidária como uma forma de produção, consumo e distribuição de riquezas, que tem como foco principal a valorização do ser humano, ante o capital. Nasceu no final do século XIX, com sementes nos movimentos cooperativistas e está evoluindo com o tempo.

Na sua raiz nós encontramos o entendimento do trabalho como um meio de libertação humana, democratização econômica, e distribuição de renda mais uniforme e local. Reivindicações estas que se contrapõem ao universo de produção capitalista e as suas alienações de mercado, ineficiente distribuição de lucros, e o limitante sistema assalariado.

A inovação da Economia Solidária é o seu poder de aglutinação, pois tanto no dia a dia das suas atividades, quanto no seu processo de implantação, trabalha com múltiplas dimensões de desenvolvimento, ou seja, além da relevância do aspecto econômico, inclui o social, político, ecológico, cultural, cidadania, proteção e defesa dos direitos dos grupos de risco e minorias, entre outros.
 
As três dimensões mais presentes na Economia Solidária são:

a) Econômica: que engloba a produção, comercialização, portifólio de serviços, microcréditos (financiamento ou consumo) baseado na autogestão (responsabilidade individual, associativa, cooperativa, ou de grupos, mais o empreendedorismo).

b) Cultural: que engloba o entendimento de pertencimento local, comunitário, de uma bacia hidrográfica ou de um bioma, acrescido de uma forma sustentável de consumo, por exemplo, a opção racional por mercadorias advindas da produção socioambiental responsável, através do comércio justo (com o mínimo de atravessadores possíveis), feitos por artesãos diversos, pequenas e médias empresas, fabricados no menor raio possível da sua casa (produção local), enaltecendo os recursos naturais do entorno, valorizando o seu vizinho, tudo preenchido com valores de cooperação, inteligência coletiva, liberdade e partilhamento, e principalmente, se contrapondo à competição esdruxula.

c) Política: movimento que pleiteia e trabalha por mudanças e inclusões sociais, pela solidariedade, sem se promiscuir com o assistencialismo improdutivo. Fazendo oposição ao poder subjugador dos conglomerados financeiros, econômicos e empresariais, dos latifúndios e seus modos de produção, e contra a concentração de riquezas.

A Economia Solidária está representada no país pelo FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária), organizado em mais de 160 Fóruns Municipais, Microrregionais e Estaduais, envolvendo diretamente mais de 3.000 empreendimentos de economia solidária, 500 entidades de assessoria, 12 governos estaduais e 200 municípios pela Rede de Gestores em Economia Solidária.

Atualmente os principais desafios para o melhor desenvolvimento da Economia Solidária no Brasil são: estruturação da comercialização (formação de redes solidárias e mercado solidário), manutenção da consistência ecológica (fidelidade ética), aprimoramento das políticas públicas de incentivo (injeção de ânimos na Secretaria Nacional de Economia Solidária), e mais contribuição técnico-científica (capacitação e formação de trabalhadores, mais interesse acadêmico por pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e produtos).

Um ponto positivo, amplamente testado e aprovado, foi a sugestão da Comunidade Internacional Bahá’i, historicamente acolhida e difundida pela ONU, e que hoje encontramos implantada de diversas formas, nas mais variadas esferas e atividades do governo brasileiro, da confiabilidade e enaltecimento da mulher trabalhadora, em especial nos contratos de concessão de microcrédito, onde o dinheiro disponibilizado é depositado na conta da mulher (família, mãe, esposa ou companheira), emplacando mais eficiência na ação, zelo ao patrimônio e credibilidade no investimento. Confiando nos valores do universo feminino, e derrubando barreiras de preconceitos machistas.
 
Fernando J.P. Neme

Nenhum comentário:

Postar um comentário