quinta-feira, 10 de março de 2011

A ilusão da classe social

Usar produtos de marca não é ter etiqueta. É dar permissão para ser carimbado e mostrar ao sistema qual o seu patamar de consumo real ou ilusório.
Ter etiqueta é saber se portar com requinte e isto não se compra no mercado, é arduamente conquistada com educação e cultura.
Usar o poder da inteligência é ter bom senso. É preferir os produtos com as características da simplicidade (qualidade, durabilidade, funcionalidade, baixo custo de manutenção). Ser simples não é ser simplório.
Ser culto é ter opinião própria e não se deixar levar pelas tendências da moda. É não aceitar as imposições de consumo da obsolescência programada. É estar sempre alerta com as estratégias do mercado que em suas engrenagens transforma tudo o que é simples, prático e durável em coisas cafonas. É não se deixar encantar pelos produtos complexos, repletos de recursos que não serão usados e produzidos com peças frágeis com grandes possibilidades de quebras.
As pessoas mais evoluídas, de regra, são menos propensas ao consumismo e não tentam acompanhar a velocidade das mudanças nas vitrines porque se completam de valores.
Simplifique os seus hábitos. Não complique a sua vida. Ande devagar e busque sempre a longevidade.

Fernando J.P. Neme (mar/11)

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