quinta-feira, 10 de março de 2011

Status Quo

Hoje se colocar contra o nosso estilo de vida atual, simplesmente pela oposição sem fundamento, é errado, destrutivo e hipócrita, porque tudo o que somos é fruto deste sistema até hoje. Mas questionar as suas regras e a sua sustentabilidade nos moldes atuais é justo e promissor porque desenvolve o diálogo por novas vozes, o respeito pelas diferenças e busca a unidade na diversidade.
O mundo hoje passa por um momento de maior lucidez e transformação. Todo movimento de transição é difícil, árduo e caótico. Só com o tempo e praticando muito os novos hábitos será possível implantar uma nova era mais equilibrada, justa, democrática e com menos diferenças entre os excessos de riqueza e pobreza.
Um excelente caminho nos dias de hoje para implantar e acelerar estas mudanças é o despertar da consciência ambiental em cada um de nós.
Mergulhar na ética e nos princípios da cultura permanente, se importar com o próximo (atitude humana) e cuidar da terra e de todas as suas formas de vida. Cuidar das pessoas a partir de si mesmo e da sua família. Produzir excedentes para poder distribuir (só pode dar aquele que tem) e ser comedido nos gastos são atitudes necessárias à evolução e perpetuidade da vida.
Simplificar a vida não é se tornar simplório.
Resgatar os hábitos passados não é retroceder.
Saber usar os recursos com lógica é a vanguarda da evolução.

Fernando J.P. Neme (mar/11)

Um comentário: